Ícone do site Portal Norte

Barbosa vai responder a todas as perguntas da PF, diz defesa

Delegado Rivaldo Barbosa com os pais de Marielle Francode

Delegado Rivaldo Barbosa ao lado dos pais da vereadora assassinada Marielle Franco, poucos dias depois do crime - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rivaldo Barbosa não deve se recusar a responder perguntas durante o depoimento que dará sobre o caso Marielle. A afirmação é do advogado do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Este é o primeiro depoimento de Barbosa desde sua prisão, em 24 de março.

Rivaldo está sendo ouvido na tarde desta segunda-feira (3), na penitenciária federal de Brasília. Ao autorizar o depoimento do ex-chefe da polícia, o ministro Alexandre de Moraes assegura o seu direito ao silêncio e a garantia de não incriminação.

A defesa tentou um encontro prévio com Rivaldo, com pedidos reiterados desde a semana passada. A penitenciária negou a solicitação, alegando alta demanda.

Rivaldo fez inúmeros pedidos para ser ouvido.  Em sua última tentativa, chegou a pedir “pelo amor de Deus” , em um bilhete.

Participação no crime

Durante as investigações dos assassinatos, de março a dezembro de 2018, Rivaldo Barbosa atuou como chefe da Polícia Civil.

Na época, o Rio de Janeiro estava sob intervenção federal.

Foi Rivaldo quem autorizou Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e apontado como mandante do crime, segundo a delação de Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle, a acreditar que o crime ficaria impune.

Sair da versão mobile