O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Claudia Sheinbaum, que assumirá a presidência do México:
“Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheinbaum por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Claudia Sheinbaum venceu a eleição e se torna a primeira mulher a presidir o México, com cerca de 58% dos votos, representando o partido Morena, do atual presidente Andrés Manuel López Obrador.
O presidente também citou Obrador por ter feito “um governo extraordinário”
Lula disse ainda que planeja visitar o México este ano para fortalecer as relações comerciais entre as duas maiores economias da América Latina:
“Eu pretendo viajar ao México este ano para fortalecer nossas relações comerciais. Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países”.
Quem é Claudia Sheinbaum?
Claudia Sheinbaum é uma política e cientista mexicana, nascida em 24 de junho de 1962 na Cidade do México.
Formada em Física e doutora em Engenharia Energética pela UNAM, Sheinbaum iniciou sua carreira política no Partido da Revolução Democrática (PRD) e depois se juntou ao partido Morena.
Ela ocupou cargos importantes, incluindo o de Secretária do Meio Ambiente do Distrito Federal durante a gestão de López Obrador.
Em 2018, foi eleita chefe de governo da Cidade do México, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo. Seu mandato destacou-se por políticas de sustentabilidade, segurança pública e igualdade de gênero.