A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou recentemente que a partir da próxima segunda-feira (10), as tendas da dengue iniciam sua desmobilização. Diante disso, as pessoas que se queixarem de sintomas de dengue devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Ao todo, são 11 tendas instaladas ao redor do DF com o objetivo de aumentar o acesso da população ao atendimento médico. Além disso, os espaços também tinham a função de aliviar a demanda de outras UBS.
Desmobilização no DF
O processo de desmobilização das tendas vai seguir um cronograma. De acordo com a SES-DF, o primeiro espaço a se desligar das atividades será a tenda no Guará. Veja como será o cronograma de desmobilização:
- Gama: 11 de junho
- Paranoá: 12 de junho
- Planaltina: 13 de junho
- Ceilândia: 15 de junho
- Taguatinga: 22 de junho
- Vicente Pires: 23 de junho
- Samambaia: 24 de junho
- HRAN: 25 de junho
- Varjão: 26 de junho
- Areal: 27 de junho
Cuidado reforçado
Após o encerramento das atividades das tendas, os brasilienses devem estar ainda mais atentos em relação o autocuidado em meio a dengue. Entretanto, as pessoas que sentirem algum dos sintomas da doença precisam procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Ademais, a hidratação do paciente que estiver com a doença é essencial durante o tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, o DF registrou 384 mortes pela doença em 2024 e a capital apresentou os maiores números de Dengue entre outros estados.
Leia mais: Djidja: veterinário que traficava cetamina é preso no DF