O presidente Lula realiza nova visita nos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Durante a visita, Lula anunciou três novas medidas provisórias de socorro aos gaúchos.
- Apoio financeiro para 49 municípios;
- Ampliação do número de famílias que vão receber o Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil.
- Pagamento de auxílio para evitar demissões no RS. Duas parcelas do salário mínimo (R$ 1.412 cada) diretamente ao trabalhador.
A terceira medida prevê o pagamento de um auxílio para evitar a demissão de trabalhadores. O presidente afirmou que não poupa esforços para auxiliar os cidadãos afetados no estado.
Lula e reconstrução do RS
Durante visita, o presidente petista cobrou a atualização de normas para contornar a burocracia e acelerar o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul.
Lula defendeu que os projetos de reconstrução tenham qualidade para evitar que as pessoas voltem a morar em regiões atingidas.
“A gente não quer procurar culpado. A gente quer procurar solução para diminuir o sofrimento das pessoas”, defendeu Lula.
O presidente afirmou vai entender demandas necessárias para reconstruir s RS e que as casas das pessoas que ficaram sem moradia vão ser reerguidas em áreas que não correm o risco de alagar.
“A gente vai ter que escolher melhor lugar para casa, melhor lugar para escola, melhor lugar para hospital. A gente vai ter que transformar esse lugar que encheu d’água em bosque, em praça para que as pessoas possam correr, andar de bicicleta, que as pessoas possam fazer cooper, levar família final de semana, mas nunca mais a gente vai colocar essas pessoas para morar num lugar em que ele vai correr risco de vida”, disse.