A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu, neste sábado (8), o Dia D contra a poliomielite, com foco na vacinação de crianças abaixo de 5 anos. Ao todo, o estado alcançou a imunização de 10 mil crianças.
Neste sábado, a campanha contou com a participação de 2 mil servidores de saúde e entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, entre outros.
Durante a vacinação, a secretária de Saúde do DF Lucilene Florêncio, fez um apelo aos brasilienses e reforçou a importância de proteger os menores.
“Hoje é um dia muito importante, pois participamos desse movimento nacional pela recuperação das coberturas vacinais. Não podemos permitir que a poliomielite retorne ao território brasileiro. Tragam seus filhos para vacinar”, disse a secretária.
Meta de vacinação
Segundo a SES-DF, a meta almejada para os próximos meses é atingir 95% do público e visa alcançar, ao todo, 177 mil crianças imunizadas. Diante disso, Lucilene Florêncio destacou a presença de vários pontos de atendimento ao redor do DF.
Entre os postos, estão aqueles que oferecem imunização contra a gripe, covid-19, dengue, incluindo, contra a poliomielite. Segundo a secretária, a vacina rodará escolas, feiras, supermercados entre muitos outros, para garantir a vacinação de todos.
“O Distrito Federal aumentou 4% em todas as coberturas vacinais e vamos conseguir chegar a 95% de cobertura contra a pólio, a vacinação é a única forma de prevenção”, afirmou Lucilene Florêncio.
Entretanto, a preocupação aumenta com o período de frio que está ocorrendo no DF, o que aumenta os riscos de doenças respiratórias. Além disso, é necessário que as crianças estejam como calendário vacinal sempre em dia para garantir a manutenção de seu bem estar e a proteção contra essas doenças.