O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin conversaram por telefone nesta segunda-feira (10). De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) , o líder russo expressou sua solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Lula defendeu que a Rússia faça parte das negociações para que um acordo político possa ser encontrado no caso da guerra na Ucrânia. O presidente brasileiro defendeu que o plano de paz siga os termos acertados no mês passado entre Brasil e China.
Lula não vai a Suíça
A conversa entre os presidentes ocorreu quase às vésperas de uma reunião organizada na Suíça, no próximo fim de semana. Cerca de 90 governos de todo o mundo se reunirão para debater a situação na Ucrânia. Lula estava entre os convidados, mas recusou o convite, alegando que não faria sentido um encontro com apenas o lado ucraniana.
“Sobre a Ucrânia, o presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi”, disse um comunicado do Palácio do Planalto.