Durante encontro com reitores das universidades federais, nesta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou o ministro da Educação, Camilo Santana. O presidente Lula quer que o ministro dê continuidade a construção das unidades federais anunciadas pelo governo.
Em meio à greve nas universidades federais, Lula e Camilo Santana esperam resolver o empasse o quanto antes.
Novas institutos federais
Em maço de 2024, o Governo Federal anunciou a construção de 100 novos institutos federais junto a promessa de abrirem 140 mil vagas. Ao todo, a iniciativa prevê 10 novos campus, a melhoria das 69 universidades federais e de 31 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebservh).
Entre os 31 hospitais, 8 serão novos com a iniciativa do governo. Segundo Lula, é de extrema importância de que o Ministério da Educação torne a ideia realidade, que não seja apenas um anúncio ou deixe passar um ano sem que nada aconteceu.
“Os reitores podem ir nos prefeitos e saber se tem prédio na cidade que a gente pode colocar o instituto. O que a gente não pode é anunciar e, um ano depois, não ter acontecido nada”, disse o presidente.