Neste sábado, 13, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, está em Roraima para participar do lançamento das pré-candidaturas às Câmaras Municipais e Prefeituras da Rede Sustentabilidade, que integra a Federação Rede/Psol (Partido Socialismo e Liberdade). O evento será realizado pela manhã no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindisep/RR).
Além da fundadora do partido Marina Silva, estarão presentes a ex-deputada federal Joenia Wapichana, o coordenador de Organização da Executiva Nacional da Rede, Giovanni Mockus, e a secretária Internacional do Psol, Nadja Carvalho.
Suspeitos são detidos pela morte de sobrinho da Marina Silva no AC
Devem concorrer ao pleito de 2024, pela Rede, cerca de 36 pré-candidatos, enquanto pelo Psol serão 19 pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito. A Rede Sustentabilidade lançará a pré-candidatura de Mário Nicácio, vice-prefeito de Bonfim, à Prefeitura, e a pré-candidatura à reeleição do Tuxaua Benísio, prefeito de Uiramutã.
No evento, também será confirmada a pré-candidatura do dentista Lincoln Freire (Psol) e do gestor público Yano Rodrigues (Rede) à Prefeitura de Boa Vista. A diretoria da Fundação Rede Brasil Sustentável, organizadora do evento, também marcará presença.
Durante a programação, haverá o anúncio da produção das Cartilhas de Competência Legislativa e Executiva Municipal nas línguas Macuxi e Wapichana, que tratam das funções do Executivo e Legislativo Municipal. Além disso, ocorrerão atos de filiação e manifestações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48, que está em tramitação no Senado.