Ícone do site Portal Norte

Olimpíadas 2024: primeiras medalhas do Brasil são de beneficiários do Bolsa Atleta

Os três primeiros medalhistas olímpicos do Brasil em Paris. Foto: AFP/ DA./ Cb.Press

Beneficiário do Bolsa Atleta traz primeira medalha de prata do Brasil nas Olimpíadas 2024 de Paris.

O paulista Willian Lima (66kg) faturou neste domingo (28) uma prata e isolou a modalidade como a maior fonte de conquista do país no evento esportivo de maior prestígio do mundo.

A segunda medalha do dia, de bronze, nas competições para atletas até 52 kg ficou por conta da paulista Larissa Pimenta.

A brasileira ganhou de Odete Giuffrida no Golden Score e colocou medalha no peito. Conquista é a segunda do judô e do país na atual edição dos Jogos Olímpicos.

Conquista é a segunda do judô e do país na atual edição dos Jogos Olímpicos.

A terceira medalha veio com a skatista, Rayssa conquistou a medalha de bronze no skate street com somatório de 253,37.

O novo recorde de Rayssa superando a marca da nadadora americana Dorothy Poynton-Hill que vinha desde 1932 se somou a outro que ela alcançou em Tóquio.

A prata na capital japonesa fez da skatista a medalhista mais jovem da história do Brasil, com 13 anos e 203 dias.

Agora, ela é também a mais nova, entre homens e mulheres de todas as nacionalidades, a ir ao pódio em edições diferentes de Olimpíadas.

Bolsa Atleta

O Governo Federal investiu R$160 milhões para mais de nove mil atletas nas Olimpíadas 2024. Em 2023, o Bolsa Atleta disponibilizou R$ 121 milhões para atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas.

Segundo o governo, 241 dos 276 atletas em Paris fazem parte do programa ‘Bolsa Atleta’ de 2024, representando 87,3%. Considerando o histórico, 98% dos atletas já integraram o programa em alguma fase da carreira.

Em 27 das 39 modalidades em que o país está representado na França, têm patrocínio direto do Ministério do Esporte.

Além disso, em seis modalidades, todos os atletas estão na categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta. Esta categoria é destinada a esportistas com chances reais de medalha.

Os destaques incluem o boxe, com os dez atletas nacionais na categoria Pódio, e as ginásticas, onde 100% dos representantes nacionais na artística (sete atletas), rítmica (seis) e trampolim (dois) também estão na categoria Pódio.

Presidente e ministro comemoram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou por meio das redes sociais, as primeiras medalhas do Brasil nas Olimpíadas 2024 de Paris. “Parabéns, aos nossos atletas.”

Lula publicou no Instagram: “O judô brasileiro trouxe nossa primeira medalha nos Jogos de Paris. Willian Lima ficou com a medalha de prata. E teve bronze também: Laryssa Pimenta e Rayssa Leal no judô e no skate. Parabéns aos nossos atletas.”

O ministro do Esporte, André Fufuca, comemorou por meio das redes sociais as premiações.

“A nossa primeira medalha veio aí! Willian Lima é no #Judo. Willian, beneficiário do #BolsaAtleta, conquistou a medalha de prata na categoria 66kg, na decisão contra Hifumi Abe. Parabéns, campeão!”, escreveu o ministro.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile