A seleção brasileira feminina de futebol perdeu por 2 a 0 para a Espanha nesta quarta-feira (31), no fim da fase de grupos das Olimpíadas de 2024.
A derrota, marcada pela expulsão de Marta, colocou a equipe em uma situação delicada, necessitando de ajuda de outros resultados para avançar.
Marta chorou ao deixar o campo em Bordeaux após receber um cartão vermelho nos acréscimos do primeiro tempo, devido a um lance polêmico em que chutou a cabeça da espanhola Olga Carmona.
A ausência de Marta complicou ainda mais o desempenho brasileiro. A Espanha aproveitou a situação e abriu o placar com Athenea del Castillo aos 13 minutos do segundo tempo.
Alexia Putellas selou a vitória espanhola com um gol nos acréscimos. Com a derrota, a seleção brasileira aguardava os resultados das outras partidas para saber seu destino.
Na terceira rodada, os Estados Unidos derrotaram a Austrália por 2 a 1, enquanto a Alemanha goleou a Zâmbia por 4 a 1.
Esses resultados permitiram ao Brasil avançar para as quartas de final como uma das duas melhores terceiras colocadas.
Agora, a equipe brasileira enfrentará a primeira colocada do Grupo A no sábado, em Nantes.
A chave será definida nesta quarta-feira com os confrontos entre Nova Zelândia x França e Colômbia x Canadá.
O futuro da seleção verde e amarela no futebol feminino das Olimpíadas 2024 dependerá desse confronto, mas a expectativa é que o time consiga superar as adversidades e buscar uma vaga nas semifinais.
O jogo
A Espanha fez sete alterações em relação ao time que venceu a Nigéria por 1 a 0, mas manteve sua estratégia de pressão alta e controle de posse de bola. O Brasil também apresentou mudanças, com Adriana estreando e Tamires e Yaya retornando, enquanto Kerolin e Ludmila formavam o ataque.
Nos primeiros 15 minutos, o jogo foi equilibrado, com o Brasil explorando contra-ataques. Ludmila e Kerolin quase marcaram; a bola de Ludmila desviou em uma rival e bateu na trave. No entanto, a Espanha gradualmente dominou, criando várias oportunidades. Lorena fez três defesas importantes e Tarciane salvou uma bola em cima da linha.
Nos acréscimos do primeiro tempo, Marta recebeu um cartão vermelho após um lance polêmico em que acertou a cabeça de Olga Carmona. A expulsão de Marta deixou o Brasil em desvantagem, e ela saiu de campo chorando.
Enquanto isso, no vôlei de praia, a dupla brasileira Evandro e Arthur Lanci garantiram sua segunda vitória na fase preliminar do vôlei de praia nas Olimpíadas de 2024.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.