A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciou nesta semana um teste de covid inédito no mundo. O sistema indica qual o grau da doença, o que permite direcionar melhor o tratamento do paciente.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a reportagem do SBT, o exame é realizado da forma tradicional com coleta de material, aplicação de reagente e análise em um aparelho chamado Espectrograma. O diferencial vem depois dessas etapas.

Os testes de covid-19 existentes no mundo analisam o DNA, um ácido do núcleo das células com as informações genéticas dos seres vivos. RNA usado sintetiza as proteínas do corpo. 

Segundo o coordenador da pesquisa, esse tipo de pesquisa é a primeira e única no mundo até o momento.

______________________________

RELACIONADAS

Brasil tem 22,8 mil novos casos e 173 mortes por Covid-19 em 24 horas

+ Brasil ultrapassa a marca de 678 mil mortes por Covid-19

Saúde emite alerta de risco sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

______________________________

“Pesquisa como essa é a única por enquanto no mundo. Eu tô vendo outros conjuntos de moléculas, que também revelam a mesma coisa. Esse conjunto, ele é tão poderoso ele me dá tanta exatidão, quanto precisão”, diz Rodrigo Ramos Catharino, coordenador da pesquisa.

A grande novidade desse teste é que além de detectar se o paciente é positivo ou negativo para covid, identifica o grau da doença — se é leve, moderado ou grave. Saber em que estágio está a doença é essencial para os médicos pularem etapas, indo direto às terapias de menor impacto ou mais invasivas.

Uma equipe multidisciplinar, com alunos e cientistas da computação da própria Unicamp, desenvolveu um software que mostra na tela o resultado de um grupo de exames e como está a infecção

Os pesquisadores agora trabalham para baratear o teste. Vão precisar ainda da aprovação da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), para transformá-lo em um produto comercial.

]Esse sistema de exames da Unicamp promete ir além da covid-19.

“Doenças como zika, dengue, doenças fúngicas, fibroses císticas, todas essas doenças podem ser incorporadas nesse software”, explica o pesquisador. 

__________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

Leilão do Edifício-Garagem acontece em setembro em Manaus

 

image

Brasil tem 22,8 mil novos casos e 173 mortes por Covid-19 em 24 horas

 

image

Missão Artemis: Nasa levará primeira mulher à Lua

 

image

IBGE lança Censo 2022 nesta segunda-feira no Brasil

 

image

UEA: inscrições para cursos de música para crianças encerram neste domingo em Manaus