Nesta segunda-feira, 7, o Rio de Janeiro deve se tornar a primeira capital a derrubar a obrigatoriedade do uso da máscara facial em espaços fechados.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A flexibilização será discutida durante uma reunião do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura, a partir das 9h.

Segundo Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e membro da comissão que discute o combate ao coronavírus no Rio de Janeiro, o cenário epidemiológico da cidade é favorável para a mudança.

“Já temos segurança para retirar a obrigatoriedade de máscaras para a maior parte da população na cidade do Rio de Janeiro, mas ainda recomendando o uso para os grupos de maior risco”, disse Chebabo.

As cidades do Rio de Janeiro ganharam autonomia para a decisão sobre o uso da máscara. Isso porque, na última quinta-feira, 3, o governo do Estado publicou um decreto que atribui às prefeituras o poder de flexibilizar ou não o uso de máscaras contra a Covid-19, inclusive em locais fechados.

Vale lembrar que a cidade do Rio já derrubou a necessidade do equipamento ao ar livre desde outubro do ano passado.

______________________

RELACIONADAS

Cinco capitais brasileiras devem flexibilizar uso de máscaras nos próximos dias; saiba quais são as cidades

Covid-19: uso de máscara poderá ser liberado na próxima semana, no Rio de Janeiro

Governo do RJ sanciona lei que flexibiliza uso de máscaras em locais abertos

______________________

De acordo com o governo do Estado, a decisão é baseada na alta cobertura vacinal dos municípios fluminenses, que já vacinaram ao menos 75% do público-alvo com as três doses. Além disso, o comunicado também aponta um “baixo risco” para a doença e a menor presença da variante Ômicron no estado.

Assim como no Rio, a máscara deixou de ser cobrada em São Luiz, Goiânia, Belo Horizonte e Brasília. Em São Paulo, o governo do Estado pode anunciar uma flexibilização na próxima quarta-feira, 9.

__________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS