As crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos estão sendo convocadas pela tomarem a segunda dose da vacina contra a dengue no Amazonas, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa e Pinto (FVS-RCP).

A medida visa garantir a eficácia completa do esquema vacinal e fortalecer a proteção contra essa doença endêmica.

A vacinação está sendo realizada em 12 municípios do Amazonas, abrangendo desde a capital Manaus até comunidades remotas como Careiro da Várzea e Barcelos. Os números revelam que até o momento foram administradas 43.452 doses, distribuídas conforme a logística estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Desses, 43.259 correspondem à primeira dose, enquanto apenas 193 representam a segunda dose. O alerta da FVS-RCP ressalta a importância de completar o ciclo vacinal para assegurar uma imunização eficaz.

“Temos observado uma cobertura expressiva com a primeira dose, porém, é fundamental que todos que receberam a primeira dose retornem para completar o esquema vacinal”, enfatizou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Campanha contra a dengue

A campanha de vacinação contra a dengue, iniciada em fevereiro, faz parte de um conjunto de medidas adotadas para combater a propagação da doença, que inclui não apenas a imunização, mas também ações de prevenção.

A prevenção à dengue é um esforço conjunto que envolve não apenas a vacinação, mas também a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença.

A recomendação é manter os ambientes limpos e livres de acúmulo de água parada, além de realizar vistorias periódicas para identificar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito.