Nesta segunda-feira, dia 10, a Prefeitura de Boa Vista inicia a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) em 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O público-alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias).
Ana Paula Merval, superintendente de Vigilância em Saúde, informou que em abril deste ano, a prefeitura antecipou a Campanha Nacional de Multivacinação do público infantil, realizada nas escolas.
“Visitamos as Casas Mãe e Pró-Infância porque a vacina da Polio era uma das disponíveis na ação. Agora é a vez de reforçar a importância da imunização. A cobertura atual está em 74,11% para Polio Injetável (VIP) e 65,65% para Polio Oral Bivalente. A nossa meta é alcançar a marca de 95% de cobertura ao fim da campanha, no dia 21 de junho.”, disse a superintendente.
No dia 20, acontece o Dia D de Mobilização contra a Poliomielite no Núcleo de Creches do Pintolândia. O imunizante também estará disponível na sala de vacina do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Em qualquer um dos pontos, é necessário apresentar o cartão de vacina da criança.
As UBSs participantes da campanha contra a poliomielite funcionam de segunda a sexta, das 7h as 19h. As exceções são as unidades Olenka Macellaro, Aygara Motta e Jan Roman Wilt, que funcionam de 7h a meia noite.
Quando tomar vacina da poliomielite?
Desde 2016, o esquema vacinal contra a doença passou a ser composto por três doses da vacina injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), conhecida popularmente como gotinha.
A vacina dá reação?
De acordo com a Fiocruz, geralmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.