A vacina que combate o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite, teve o registro autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi publica nesta segunda-feira (1), no Diário Oficial da União.
A vacina Abrysvo, do tipo bivalente, pertence à farmacêutica Pfizer e é administrada de forma intramuscular, em dose única. O imunizante será aplicado entre o segundo ou terceiro trimestre da gestação da mãe do bebê.
A indicação de aplicação da vacina é para a prevenção da doença em crianças desde o nascimento até os seis meses de idade por meio da imunização ativa em gestantes.
Também foi autorizado o seu uso na prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR em indivíduos com 60 anos ou mais, também presentes no grupo de risco.
Sobre o vírus
Segundo a farmacêutica Pfizer, o vírus sincicial respiratório (VSR) é um vírus respiratório que causa sintomas semelhantes aos do resfriado.
Adultos infectados se recuperam em até duas semanas, ao contrário das crianças que podem desenvolver uma forma mais grave da doença.
A maioria das crianças até os dois anos é infectada com o VSR, a causa mais comum de bronquiolite. O tempo de maior incidência da doença ocorre nos meses de outono, inverno e início da primavera.