Grupos indígenas que vivem nas comunidades Parque das Tribos, Cidade das Luzes, Cristo Rei e adjacências, localizadas na área do Tarumã-Açu, na Zona Oeste de Manaus, começaram a ser vacinados contra a Covid-19, a partir desta terça-feira, 10. 

A programação se estende até quarta-feira, 11, no horário das 9h às 15h, em dois pontos fixos. Sendo um no Centro Cultural Malocão e o outro na Igreja Católica Indígena Arcanjo São Gabriel. 

Para facilitar o acesso ao imunizante, uma equipe volante está percorrendo as localidades de difícil acesso daquela área, que reúne 35 etnias que vivem em contexto urbano.

A vacinação faz parte das estratégias de saúde indígena e tem o objetivo de reduzir os riscos de disseminação e os impactos da Covid-19 entre os indígenas que vivem na área urbana de Manaus.

Primeiro dia

Na manhã do primeiro dia de ação, as equipes de atenção e vigilância já haviam vacinado cerca de 263 pessoas nos pontos fixos e 35 acamados na modalidade casa a casa, trabalho realizado pela equipe volante. Pelo menos 25 etnias já receberam as doses, dentre as quais mura, kokama, tikuna, tukano, baniwa, mundurucu, baré, tariano, apurinã, arapasso, saterê-mauê, kambeba, dessana e macuxi. Os imunizantes aplicados são: Pfizer (1ª dose), AstraZeneca (2ª dose) e Coronavac (2ª dose).

Os trabalhos no Tarumã-Açu estão sendo coordenados pelo Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) e Programa Nacional de Imunização (PNI), com apoio do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais/ Departamento de Atenção Primária (Nusge/GAP/DAP).