Ícone do site Portal Norte

Vacinados têm sistema imunológico resistente á ômicron, diz estudos

Estudos preliminares feitos por especialistas da África do Sul, nos Países Baixos e Estados Unidos (EUA) revelam que o sistema imunológico dos vacinados ou reinfectados com o SARS-CoV-2 previne casos graves de covid-19.  

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A pesquisa concluiu que grande parte da resposta de células T, estimuladas pela vacinação ou por infecções anteriores, é mantida na presença da variante Ômicron e que esse pode ser o menor número de hospitalizações e óbitos em relação a outras ondas da doença.

Todos os estudos analisaram linfócitos, glóbulos brancos capazes de lembrar um agente patogênico e eliminá-lo do organismo por meses, anos, décadas, ou mesmo ao longo da vida.

As pesquisadoras Catherine Riou e Wendy Burgers, da Universidade da Cidade do Cabo, observaram a resposta de linfócitos T de “memória” (que lembram como combater o vírus) em 90 pessoas inoculadas com as vacinas da Pfizer (duas doses), Johnson & Johnson (uma ou duas doses) ou previamente infcetadas.

____________________________________

RELACIONADAS

+ Com riscos da variante ômicron, temporada de cruzeiros está mantida em Manaus e deve começar no próximo dia 20

Secretário de Saúde do AM faz alerta sobre risco de explosão de casos da variante ômicron no estado

Ministério da Saúde registra 128 casos da variante ômicron no Brasil

______________________________________

Os resultados, ainda preliminares, por não terem sido analisados por especialistas independentes – revelam que a resposta dos linfócitos à Ômicron tem intensidade entre 70% e 80% em relação às variantes anteriores.

Nos Estados Unidos, a equipe do imunologista Alessandro Sette analisou as células brancas de 86 pessoas vacinadas com Moderna, Pfizer e Janssen. Os resultados, também preliminares, mostram que até 90% da resposta permanece intacta com a Ômicron.

Nos Países Baixos, outro estudo preliminar com 60 profissionais de saúde vacinados com Pfizer, Moderna AstraZeneca ou Janssen revela que a imunidade medida pelos glóbulos brancos contra a Ômicron é tão elevada quanto as outras variantes.

 

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 
 

 
 

 
 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile