O Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Nuriam/Aleam) e o Escritório do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina) no Amazonas estão ofertando uma vaga em mestrado internacional em administração pública na Universidade Tsinghua, em Pequim, na China.

O deputado João Luiz (Republicanos), coordenador do Nuriam, avalia como única a oportunidade.

“Estaremos recebendo currículos para análise em parceria com Instituto Ibrachina e Universidade Tsinghua para este mestrado em uma das universidades mais renomadas da China”, diz o parlamentar.

A parceria internacional de educação para o Amazonas ocorreu por meio do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina).

“A importância da vaga de mestrado de uma das universidades mais conceituadas da China é exatamente o aprimoramento das relações, entre o Governo do Amazonas, através do Núcleo de Relações Internacionais criado pela Assembleia Legislativa liderado pelo deputado João Luiz no sentido de dar cada vez mais oportunidades entre a China e o estado do Amazonas”, declara o presidente do Ibrachina, Dr. Thomas Law, que também é vice-coordenador do Nuriam. 

Interessados

Os interessados deverão enviar o e-mail com os seguintes documentos digitalizados:

Currículo, Passaporte com validade de no mínimo dois anos, Certificado de Conclusão de Curso Superior reconhecido pelo MEC.

Certificado de Bons Antecedentes da Polícia Federal e Tribunal de Justiça do Amazonas (Criminal/Civil), Certificado de Proficiência em língua inglesa avançada, identidade/RG/CPF, Comprovante de nomeação no setor público em Diário Oficial ou documento comprobatório na Carteira de Trabalho.

Sinalizar no e-mail com o título: “Candidato para Vaga de Mestrado na China” e enviar ao [email protected] até o próximo domingo (25), até às 23h59.

O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de março de 2024.

Critérios Estabelecidos pela Universidade Tsinghua – na China

Os candidatos devem ser cidadãos brasileiros com um documento pessoal válido (passaporte de tipo comum).  

Os candidatos ao programa de mestrado devem ter bacharelado ou equivalente a um bacharelado (ou curso superior).  

Os candidatos devem preferencialmente ser altos funcionários do setor público no Amazonas, gerentes de empresas privadas, ou chefes administrativos e pessoal de gestão sênior de universidades/faculdades/instituição acadêmica.  

Os candidatos devem ter menos de 45 anos antes de entrar na universidade em 2024, e ter pelo menos 5 anos de experiência profissional em tempo integral após obtenção do diploma de curso superior.  

Os candidatos devem ter proficiência em inglês avançado; devem estar em boa saúde (atender aos requisitos de exame físico estipulados pelo país e universidade), ser bem-comportado e estar disposto a cumprir as leis e regulamentos da China, bem como as regras da Universidade Tsinghua.

A bolsa cobre a parte local: mensalidade na universidade, alojamento (conforme a disponibilidade da universidade) e viagens dentro do programa, além de seguro médico durante o período de estudos na China.  Se necessário, será realizada uma entrevista presencial com o candidato.  

Curso de Mandarim

No dia 2 de fevereiro de 2024, o coordenador do Nuriam, deputado João Luiz, participou da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e Instituto Confúcio, para oferecer cursos de Mandarim, no Campus da Ufam.  

Nuriam

O Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) da Aleam tem o objetivo de integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas.

O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar a paradiplomacia no Estado e fortalecer a competitividade internacional.

O Nuriam é coordenado pelo deputado João Luiz, conta como vice-coordenador, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Thomas Law, e o professor Neibe Araújo, como secretário-geral do Núcleo.