O deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil), concedeu entrevista ao Portal Norte e participou do quadro Norte Entrevista.

Durante a participação, o parlamentar falou sobre o retorno à Casa Legislativa Federal, os temas que pretende debater no Congresso Nacional e a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Veja a entrevista

Destaques

Zona Franca de Manaus

“Nós temos que trabalhar exatamente esses detalhes que é para nós não termos surpresas. Nós buscarmos o fortalecimento, a solidificação do nosso modelo econômico, nós temos a Zona Franca até 2073, e esta solução que foi dada no final da aprovação na Câmara dos Deputados para a proteção da Zona Franca de Manaus. Acredito que isso foi o melhor que poderia ter acontecido, porque podem dizer que o IPI é um imposto retrógrado que tributa a produção, mas neste caso, da reforma tributária, ele volta apenas para a proteção de uma barreira fiscal a favor da Zona Franca de Manaus. E nós precisamos disso”.

Congresso Nacional

“O Brasil se tornou um país dividido com essa questão ideológica. Nós temos um executivo progressista e temos um congresso conservador. E acredito que esse ano foi um ano, assim, digamos, de conhecimento de terreno, os dois lados se estudando. Mesmo assim, acho que houve avanço na área econômica. Acho que nós estamos buscando, com essas mudanças que estão sendo feitas, como, por exemplo, essa reforma tributária, criar condições para que nós possamos ter melhores condições para atrair investimentos”.

Segurança pública

“Nós temos hoje uma situação também complicadíssima nas áreas da segurança pública e que não está sendo combatida a questão dessa insegurança, a marginalidade da forma como deveria. Nós temos que ir a fundo, nós temos que investir maciçamente, buscar ajuda onde quer que nós possamos ter ajuda e trabalhar no sentido de que essas organizações. Que se implantaram no país, elas não possam continuar atuando da forma como estamos”.

Desafio da prefeitura de Manaus a partir de 2025

“Manaus é uma cidade que precisa de muito cuidado, é uma cidade que cresce de uma forma exponencial. Temos que ter políticas públicas para organizar a cidade. Temos um grande problema habitacional, por exemplo. As pessoas entram e vão ocupando terrenos, desmatando, queimando, que depois já seca, faz um barraco. A minha opinião, isso é falta de política pública. O que nós vemos é um crescimento completamente desorganizado da nossa cidade. Além do mais, nós precisamos criar, em Manaus, também uma fonte de riqueza, de atração de turistas. Nós temos um turismo muito intenso. Mas Manaus é uma cidade linda. O centro de Manaus, nós temos aí duas culturas arquitetônicas. Nós temos a uma área grande de uma arquitetura inglesa e portuguesa. Nós temos o restante da cidade ali, do centro de Manaus, é como se fosse uma cidade portuguesa. Lembra muito uma cidade portuguesa. Então, precisamos recuperar esse centro”.

Pauderney Avelino

Pauderney Tomaz Avelino, é engenheiro civil, empresário, e político brasileiro, filiado ao União Brasil.

Foi deputado federal seis vezes e assume a sétima vez a sua cadeira na Câmara dos Deputados em 2024.