A cidade de Manaus passou a contar a partir desta quarta-feira, 19, com um novo Centro Municipal de Testagem para Covid-19.

O Centro de Convenções Vasco Vasques, na Zona Centro-Oeste, ao lado da Arena da Amazônia, está funcionando no horário de 9 às 17h, de segunda a sábado.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Pessoas sem qualquer sintoma de gripe ou com sintomas iniciados há mais de sete dias não devem procurar o local.

O atendimento no Vasco Vasques é exclusivo para pessoas com sintomas gripais na fase inicial (até 7 dias).

Na abertura dos trabalhos, o governador do Amazonas, Wilson Lima, falou dos números da Covid no estado.

Segundo ele, a maioria dos casos detectados de Covid é causada pela variante ômicron.

“Nas últimas 24 horas tivemos quase cinco mil casos diagnosticados e 90% destes são da variante ômicron. A ômicron [um paciente infectado] consegue transmitir até para 216 pessoas. É por isso que todo mundo tá pegando. O objetivo  é  quebrar essa cadeia de transmissibilidade”, falou Wilson.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiram uma nota técnica conjunta com recomendações para o uso de testes rápidos de antígenos (TR-Ag) para diagnóstico de Covid-19 na rede assistencial de vigilância no estado do Amazonas.

De acordo com a nota, os critérios de priorização do uso de testes recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são: todos os casos que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios; indivíduos com sintomas respiratórios em qualquer nível de assistência; para transferências inter-hospitalares, como triagem/preparo para procedimentos cirúrgicos e pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos, como como triagem para detecção de Covid-19 e isolamento/segregação no ambiente hospitalar.

Os dados divulgados na terça-feira pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas mostram a explosão de casos no Amazonas

Foram 4.975 novos casos de Covid-19 e duas mortes ocorridas em Manaus em 24 horas.

O aumento de casos registrados no estado entre segunda e terça foi de 86%.


Foto: Jeysy Xavier/Portal Norte – Governador do Amazonas, Wilson Lima; prefeito de Manaus, David Almeida, e vice, Marcos Rotta

Atendimento

Nelson Rocha Júnior, de 61 anos, “inaugurou” a fila no centro de convenções. Ele foi o primeiro a chegar ao local nesta quarta, às 3h17. Os sintomas no corpo no dia anterior o fizeram procurar o teste bem cedo.

“Ontem [terça, 18], comecei a sentir dor de cabeça, muita tosse e resolvi procurar atendimento. Quero saber se é Covid e começar o tratamento”, disse.

Alguns minutos depois veio a resposta. Nelson está com Covid e recebeu prescrição médica e medicamento para iniciar os cuidados.


Foto: Jeysy Xavier – Nelson foi o primeiro a chegar ao Vasco Vasques

A agricultora Kátia Farias viajou da Zona Rural até à capital para conseguir teste para ela e dois filhos. Moradora do Km 165 da BR 174, ela chegou ao local às 4h.

“Estou acompanhando também uma pessoa, que até já passou mal ali, e outros dois filhos que estão de férias da escola e vieram pra cá comigo. Estamos com muita gripe e resolvi vir para Manaus e tentar fazer esse teste”, declarou.


Foto: Jeysy Xavier/Portal Norte – Pessoas na fila aguardando atendimento para testagem de Covid

 

Estrutura

O 2º centro de testagem na capital conta com 40 estações de notificação, para atendimento inicial do usuário, e com 20 estações de coleta.

A cada hora devem ser realizados, em média, 200 testes que incluem coleta da amostra, testagem e emissão de resultado.

O atendimento médico é realizado por uma equipe de 14 profissionais.

O teste rápido de antígeno é o tipo de exame utilizado no local. Ele é feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), com entrega de resultado entre 15 e 20 minutos.

A assistência médica e farmacêutica é prestada aos pacientes com resultado positivo e aos que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de influenza.

Dois pontos de atendimento farmacêutico estão disponíveis para a entrega dos medicamentos prescritos.

Quem testou positivo não pode  tomar a vacina contra a Covid agora. É necessário esperar 30 dias.


Foto: Jeysy Xavier/Portal Norte – Área externa atrás do Centro de Convenções Vasco Vasques

O prefeito David Almeida informou também que a recomendação dos profissionais de saúde é que quem testou positivo para Covid-19 deve aguardar 30 dias para concluir algum reforço da vacina.

“É importante que a população saiba que quem testou positivo para a doença não pode se vacinar agora. Se por algum motivo, a sua vacina não está em dias, e você está infectado, é necessário que você espere 30 dias para se vacinar”, explicou.

Segundo Almeida, a partir da próxima segunda-feira, 24, mais 500 profissionais de saúde já estarão atuando em Manaus para cobrir a ausência de 1500 trabalhadores que estão em isolamento devido o novo coronavírus.

 

Números no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas informou, nesta terça-feira, 18, o diagnóstico de 4.975 novos casos de Covid-19 e duas mortes ocorridas em Manaus.

O aumento de casos registrados no estado entre segunda e terça foi de 86%.

Com a atualização, o Estado acumula, desde o início da pandemia, 457.408 infecções e 13.860 óbitos.

Hospitalizações

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 496 pacientes internados. Sendo 426 em Manaus e 70 no interior.

Há ainda outros 17 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico.

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 aponta que, dos 334 pacientes internados em leitos clínicos de Manaus, 146 não são vacinados, 47 são de crianças menores de 12 anos não aptas para vacinação, 29 tem primeira dose, 98 tem as duas doses e 14 tem dose de reforço; dos 74 pacientes em UTI, 34 não são vacinados, 3 são de crianças menores de 12 anos não aptas para vacinação, 5 tem a primeira dose, 20 tem as duas doses e 12 tem dose de reforço.

____________________________________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS