A luta para manter o prato colorido é grande, mas não faltam opções para incluir na dieta. Os vegetais verde-escuro são uma alternativa para quem quer uma alimentação balanceada.

De acordo com o Metrópoles, entre as flores que exibem a cor verde-escura estão: acelga, agrião, almeirão, rúcula, chicória, couve, escarola, espinafre e até mesmo as folhas de beterraba e de brócolis. Aliás, essas duas últimas são comumente descartadas, mas podem ser aproveitadas quando refogadas. Já entre os legumes, destacam-se o brócolis, a couve-de-bruxelas, a ervilha e a vagem.

A cor verde-escura está presente por causa do pigmento carotenoide que é rico em função antioxidante que combate a ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo desenvolvimento de doenças. No cérebro, sua ação ajuda a evitar e a desacelerar o declínio cognitivo.

Além disso, os carotenoides são ricos em boa fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B considerada essencial para o funcionamento do organismo, especialmente durante a gravidez.