A partir da próxima segunda-feira (1), os ônibus do Sistema de Transporte Público do Distrito Federal vão deixar de aceitar o pagamento em dinheiro. Com isso, 52 linhas de ônibus vão iniciar a cobrança das viagens pelos validadores /sensores de cartões de crédito e débito.
Atualmente, o número total de linhas de ônibus no DF corresponde a 919. Veja quais as linhas em que circularão os veículos com o validador de cartão.
Nova forma de pagamento
A mudança proposta pelo Governo do DF (GDF), tem o intuito de proporcionar mais segurança e facilidade aos passageiros. Além disso, agora não ter a quantia exata de dinheiro para a passagem não será mais um problema.
As 52 linhas dos novos ônibus estão distribuídas da seguinte forma:
- 10 veículos da linha Piracicabana;
- 15 veículos da linha Pioneira;
- 7 veículos da linha Urbi;
- 10 veículos da linha Marechal;
- 10 veículos da linha BsBus;
Os passageiros que usufruem dos ônibus que compõem essas linhas devem estar atentos, pois o pagamento só poderá ser feito com cartões de crédito e débito, cartão Mobilidade e Vale Transporte.
Para efetuar o pagamento do bilhete, as pessoas deverão aproximar o cartão do validador/sensor e passarem pela catraca, mas atenção, os cartões que permitem realizar a transferência digital são aqueles que possuem o símbolo de conexão Wi-Fi.
Caso o cartão não tenha esta função, os passageiros podem utilizar os celulares que possuírem o cartão digital cadastrado.
Mudança gradativa
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves o fim da cobrança do dinheiro nos ônibus da capital ocorrerá gradativamente, ou seja, aos poucos.
“A tarifa em dinheiro será extinta aos poucos, começando por essas linhas em que o pagamento em espécie já é usualmente pouco utilizado. A previsão é que, até final do ano, o dinheiro não esteja mais em circulação nas demais linhas”, disse o secretário.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.