O número de pessoas que estão em abrigos no Rio Grande do Sul diminuiu. Nesta sexta-feira (24), o boletim da Defesa Civil mostrou que atualmente 63.918 pessoas dependem dos alojamentos.
No último sábado (18), mais de 77 mil estavam nos locais de acolhimento, uma diferença de 13.284 pessoas.
Segundo os dados, o número de afetados pelas enchentes entre o dia 21 de abril e esta sexta (24) é de 2.342.460. Durante este período, mais de 80 mil gaúchos ficaram alojados nos abrigos.
Plano Rio Grande
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), sancionou nesta sexta (24) a lei que institui o Plano Rio Grande. A medida prevê ações emergenciais e de reconstrução de curto, médio e longo prazo.
O Rio Grande do Sul é composto de 497 cidades, destas, 469 foram devastadas pelas enchentes.
Além disso, Leite anunciou o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) que vai reunir todos os recursos destinados à reconstrução.
“É a partir desse fundo que vamos dirigir as ações de reconstrução do Estado nas mais diversas frentes – seja no apoio à iniciativa privada, na reconstrução de moradia, na restauração da infraestrutura ou no auxílio aos municípios. O plano e o fundo vão dar transparência e agilidade a todo o processo”, afirmou.
Participaram do evento o vice-governador, Gabriel Souza, secretários estaduais e o ministro da Reconstrução nomeado pelo presidente Lula, Paulo Pimenta.