As vendas do comércio varejista no Amazonas caiu 0,5% em fevereiro em comparação ao mês de janeiro.

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Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a pesquisa, a comparação com fevereiro de 2022, houve alta de 0,9%.

Com os primeiros resultados de 2023, o volume de vendas do comércio acumula 1,0% de alta no ano.

No índice acumulado nos últimos 12 meses, os dados registram queda de 1,0%.

As vendas no comércio varejista no país variaram -0,1% na passagem de janeiro para fevereiro.

Frente a fevereiro de 2022, as vendas cresceram 1,0%, acumulando alta de 1,3% nos últimos doze meses e de 1,8% no ano.

Fonte: IBGE

Varejo ampliado do AM cresce 1,3%, em fevereiro

Considerando o comércio varejista ampliado, o volume de vendas em fevereiro de 2023 mostrou aumento de 1,3% nas vendas frente a janeiro (-0,6%).

Os dados ainda inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes, peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Na comparação com fevereiro de 2022, houve alta de 1,9%, e no acumulado no ano, alta de 1,6%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o volume do comércio ampliado apresenta queda de 2,7%.

Fonte: IBGE

Vendas têm resultados negativos em 14 das 27 UFs pesquisadas

Na passagem de janeiro para fevereiro de 2023, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista mostrou variação de -0,1% com resultados negativos em 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para:

  • Paraíba (-11,5%);
  • Espírito Santo (-5,2%) e;
  • Piauí (-1,9%).

Por outro lado, houve altas em 13 UFs, entre janeiro e fevereiro, com destaque para:

  • Roraima (2,7%);
  • Maranhão (2,0%) e;
  • Amapá (1,8%).

O Amazonas (-0,5%) aparece numa posição intermediária do ranking (17º).

Fonte: IBGE

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, o crescimento entre janeiro e fevereiro de 2023 foi de 1,7% com resultados positivos em 22 das 27 unidades da federação, com destaque para:

  • Pará (8,4%);
  • Mato Grosso (6,8%) e;
  • Maranhão (6,0%).

O Amazonas, com 1,3% de alta no mês, aparece em 13º lugar do ranking das UFs.

Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 5 das 27 UF, com destaque para:

  • Paraíba (-7,9%);
  • Sergipe (-2,8%) e;
  • Espírito Santo (-1,4%). 
Fonte: IBGE

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Receita do comércio sobe 0,9% em fevereiro, e acumula 5,0% de alta no ano

Em fevereiro, em relação ao mês anterior, a receita nominal de vendas do comércio amazonense obteve alta de 0,9%.

Na comparação com fevereiro de 2022, a alta foi de 4,5%; e no acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 4,9%.

Fonte: IBGE

A alta na receita nominal de vendas do comércio varejista do Amazonas em fevereiro (0,9%) foi a 9ª maior entre as unidades federativas.

As maiores quedas foram:

  • Paraíba (-12,0%);
  • Espírito Santo (-4,6%) e;
  • Rondônia (-2,3%);

E as maiores altas foram:

  • Roraima (2,2%);
  • Amapá (1,7%) e;
  • Acre (1,5%).
Fonte: IBGE

Receita do comércio ampliado cresce 2,4% em fevereiro

Em fevereiro, a receita do varejo ampliado amazonense cresceu 2,4%, frente a janeiro.

Na comparação com janeiro do ano anterior, a alta foi ainda maior, de 6,8%.

No acumulado no ano, houve alta de 6,9%, e no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 5,0% de alta.

Fonte: IBGE

A alta de 2,4% na receita do comércio ampliado do Amazonas, em fevereiro, foi a 8ª maior entre as unidades federativas.

As maiores quedas foram:

  • Paraíba (-7,1%);
  • Sergipe (-2,6%) e;
  • Espírito Santo (-0,8%).

E as maiores altas foram:

  • Pará (9,0%);
  • Mato Grosso (8,8%) e;
  • Maranhão (6,6%).
Fonte: IBGE