Com a páscoa chegando, celebrada no próximo dia 17 de abril, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) já projeta um crescimento de 6% para as vendas de produtos relacionados à data neste ano. 

Os dados estão na pesquisa divulgada pela entidade na quarta-feira, 23. 

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A receita bruta aguardada pela Câmara é de R$ 58 milhões, com ticket médio de R$ 150.

O ticket médio é um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente. Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.

Já a receita bruta é, resumidamente, toda a entrada de recursos que condiz com as atividades para as quais a empresa foi constituída

Varejo 

Para fazer frente à aguardada expansão da demanda de compra dos produtos de páscoa, o varejo da capital amazonense aumentou em pelo menos 25% seu volume de compras neste ano (35 mil toneladas), em relação a 2021 (28 mil toneladas). 

O reforço no estoque superou, inclusive, o patamar pré-pandemia de 2019 (32 mil toneladas). 

No período, de acordo com a CDL-Manaus, os comerciantes também esperam ampliar o contingente de colaboradores.  

Ao menos 82,6% dos entrevistados confirmam intenção de compras nesta Páscoa. 

Otimismo 

De acordo com o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, os comerciantes da capital estão otimistas em relação às vendas para a data comemorativa. 

Assayag informou ainda, que os comerciantes também esperam ampliar não apenas a oferta de produtos e o consequente faturamento das empresas, também gerar mais postos de trabalho nos estabelecimentos da cidade, no intuito de atender a demanda extra. 

“No ano passado, não tivemos nenhuma contratação. Neste, estamos esperando em torno de 300 admissões. Já seria, em princípio, um bom número e acima das 250 vagas geradas em 2019”, explicou.

Qualidade 

De acordo com a pesquisa, diferente do ocorrido nas datas comemorativas anteriores, o consumidor amazonense está priorizando a qualidade dos produtos, em detrimento das promoções e descontos. 

As preferências, no entanto, ainda incluem itens de menor valor agregado, como caixas de bombons, e locais de compra mais populares, como supermercados.

Forma de pagamento

Em sintonia com o aumento dos juros, e seus reflexos nas taxas de endividamento e inadimplência, o manauense também está priorizando os pagamentos à vista para fugir do crédito. 

De acordo com a pesquisa, os entrevistados de Manaus já se decidiram comprar pelo gosto por chocolates (52,80%), pela tradição (19,10%) e pelo costume de presentear (16,20%). 

Também foram apontados outros fatores não detalhados (7%), a importância da data (4,20%) e a retribuição por algum presente (0,70%). 

Em contraste, a falta de dinheiro (61%) é a principal justificativa apontada pelos 17,40% que não vão às compras neste ano. 

As demais respostas incluem “outras prioridades” (25,60%), “vou fazer os produtos”, “não tenho costume” (ambos com 6,10%) e “não tenho quem presentear” (1,20%). 

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