A indústria nacional de eletroeletrônicos registrou uma elevação de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado.

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Foram comercializados 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano ante 39,07 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior.

Os dados são da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e foram divulgados nesta segunda-feira (10).

Eletroeletrônicos em bom momento

Conforme a entidade, o crescimento em 2023, registrado desde janeiro, interrompeu um dos piores ciclos do setor de eletroeletrônicos.

O setor vinha registrando 18 meses de quedas consecutivas e o novo cenário é visto com entusiamo, segundo o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.

“Se o segundo semestre se mantiver dentro da média histórica de desempenho do segmento, podemos prever um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022”, disse.

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Alta nos juros

Segundo o executivo, os juros permanecem sendo um dos principais obstáculos para a retomada das vendas no setor.

Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em 13,75% ao ano.

Conforme Jorge, o patamar impacta, especialmente, o comércio de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, que são vendidos majoritariamente financiados.

Air fryer em alta

air fryer foi o eletroeletrônico cujas vendas apresentaram o maior crescimento no primeiro semestre de 2023, com comercialização 85% acima do registrado entre janeiro e junho de 2022.

Já a linha branca, composta, principalmente, por geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou alta de 4% nas vendas do primeiro semestre de 2023 em comparação com os primeiros seis meses de 2022.  

As vendas de aparelhos de ar condicionado apresentaram alta de 16% no comparativo semestral com o mesmo período de 2022.

Já a venda de televisões teve alta de 19% registrada no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.