O faturamento do varejo brasileiro cresceu 1,4% na semana da Black Friday em relação ao período equivalente de 2022, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela credenciadora.

O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%. No varejo físico, o crescimento foi de 0,5%.

O ICVA aponta que os setores com as maiores altas foram os de óticas e joalherias, com crescimento de 11,1%, e os de móveis, eletro e departamento, com alta de 10,8%.

Por outro lado, veterinárias e pet shops (-7,3%) e livrarias e papelarias (-3,5%) tiveram queda no comparativo anual.

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O ICVA é calculado pela Cielo através do mapeamento de 18 setores, de pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 900 mil varejistas credenciados pela companhia.

“Percebemos que o varejo tem se aproveitado da data para reforçar as vendas ao longo de todo o mês de novembro”, diz o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves.

“Nesta semana, em especial, o resultado foi puxado principalmente pelos desempenhos de turismo e transporte e vestuário”, destacou.

Para a semana da Black Friday, foram considerados os dados de venda entre 17 e 23 de novembro deste ano, e de 18 a 24 de novembro de 2022. 

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