Os emplacamentos de veículos tiveram alta de 4,9% na comparação anual, com 3,7 milhões de unidades vendidas no Brasil segundo dados Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Conforme o órgão, o resultado se aproxima da projeção de 5,5% feita pela entidade. Apenas no mês de dezembro, a alta foi de 7%.
Mesmo com a Copa do Mundo, que limitou a passagem de loja, o volume do segundo semestre representou 55% das vendas de 2022.
No geral, entre os automóveis vendidos, foram 1,9 milhão de carros, incluindo os eletrificados, 1,3 milhão de motos, 124,5 mil caminhões e 21,8 mil ônibus, mostrando o cenário positivo.
No decorrer de 2022, porém, o mercado se ajustou e o setor reverteu a queda inicial. O resultado só não foi melhor porque tivemos períodos que impactaram no movimento de público nas Concessionárias, como foi o caso da Copa do Mundo”, disse a analisa Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.
RELACIONADAS
+ Vendas de carros novos acumulam queda de 0,7% em 2022, diz Fenabrave
+ Licenciamento de placas com final 0 termina dia 29 no AM
+ Produção de veículos aumenta 6,9% de janeiro a novembro, diz Anfavea
Para 2023, a entidade estima que todos os segmentos automotivos somados deverão apresentar crescimento de 3,3%, totalizando mais de 3,6 milhões de unidades emplacadas.
A diferença neste ano ficará a cargo da venda de motos, que deverá ter um resultado 9% superior a 2022.