O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recebeu, nesta quarta-feira (3), uma nova frota de 15 viaturas e equipamentos, com investimento de R$ 8 milhões.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme o governo do Amazonas, a medida prévia faz parte do planejamento de intensificação das ações de combate a incêndio durante o verão amazônico para 2024.

Ao todo, são três viaturas Auto Bombas Tanques (ABTs), seis picapes, cinco carros e uma picape, sendo esses dois últimos para uso em fiscalizações dos bombeiros na capital.

Entrega faz parte de medidas para combater incêndios florestais em 2024 – Foto: Divulgação/Secom

Reforço no interior

Os veículos entregues serão utilizados no reforço operacional dos bombeiros na capital e nos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Tabatinga.

Serão entregues 215 itens como capacetes de proteção, roupas de aproximação, botas entre outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Os militares também irão receber cinco drones para uso em missões como resgates e localização de incêndios em áreas de floresta.

Militares também receberam novos itens de proteção – Foto: Divulgação/Secom

Em novembro de 2023, o governo do estado apresentou o plano de implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), que deve ser totalmente instalado até o fim do primeiro semestre de 2024.

Inicialmente, o grupamento atenderá 21 municípios que, atualmente, representam 92% dos registros de focos de calor no estado.

RELACIONADAS

+ Com investimento de R$ 12,7 milhões, nova Base Arpão é inaugurada no AM

+ Amazonas registra virada de ano ‘tranquila’, diz Segurança Pública

+ Seca no AM: confira último boletim da estiagem do ano de 2023