Durante a sessão desta quarta-feira (5), a vereadora Lene Petecão (UB) repudiou a ação do subsecretário de educação da gestão do prefeito Tião Bocalom. Ele foi flagrado jogando lixo em uma área de preservação permanente.

“Todos os dias cobramos a população por uma consciência ambiental e quem deveria ser exemplo, faz o oposto. Só mandar limpar não redime a culpa”, declarou a vereadora.

Ela destacou que o subsecretário deveria se arrepender publicamente e entregar o cargo. Petecão, autora do Projeto de Lei que institui a semana do meio ambiente em Rio Branco, é uma das vozes mais ativas na proteção ambiental.

Mesmo sendo base do prefeito, a vereadora fez a cobrança. O líder do prefeito na ‘Casa do Povo’, vereador João Marcos Luz (PL), amenizou a crítica, destacando a responsabilidade coletiva na educação ambiental.

“O secretário errou, mas já se redimiu ao contratar uma empresa para retirar os entulhos. Devemos lembrar que não temos um tratamento de esgoto adequado”, afirmou Luz.

A Lei 2.422 de janeiro de 2022 estabelece que intervenções em Áreas de Preservação Permanentes (APP) devem ter a multa média aplicada em dobro. No entanto, o órgão fiscalizador da prefeitura ainda não emitiu nenhum parecer sobre o caso.