As obras de reparos do Viaduto do Manoa, na avenida Max Teixeira, Zona Norte de Manaus, começaram nesta quinta-feira (9).

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Os trabalhos no complexo viário Professora Isabel Victoria se concentram na faixa no sentido Centro-bairro, que está interditada.

Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), são realizados serviços de recapeamento em concreto que foi danificado.

Tapa buracos no viaduto do Manoa

O subsecretário de Obras Públicas da Seminf, engenheiro Madson Rodrigues, disse que as obras no complexo são como se fosse um “tapa-buracos” no concreto da estrutura.

“As equipes de engenharia da empresa responsável pela obra irão abrir os quadrados nesse pavimento e encher com um concreto usinado 50 MPA, que é de alta resistência, para evitar que a estrutura seja novamente comprometida”, explicou.

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Nesta quinta, será retirada toda a parte danificada no trecho, para ser preenchida com o novo concreto, conforme a equipe de obras.

Assim que finalizada essa etapa, será aguardado tempo de cura (secagem) do concreto, para garantir a resistência da base.

Liberação do viaduto

A previsão é que, se não houver chuva nesta quinta, os serviços de concretagem sejam finalizados e o tempo de cura do concreto dure em torno de cinco dias.

O viaduto será liberado para o trânsito na próxima terça-feira (14).

Além da sinalização implantada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a empresa de engenharia também irá reforçar a iluminação.

A empresa responsável pelos trabalhos ainda fará a implantação de novas telas de proteção para evitar acidentes. 

Os trabalhos serão executados pelas corporações responsáveis pela construção e adequação da estrutura, já que o serviço consta no prazo de garantia da obra.

Obras no complexo viário são concentradas na faixa do sentido Centro-bairro - Foto: Márcio Melo/Seminf
Obras no complexo viário são concentradas na faixa do sentido Centro-bairro – Foto: Márcio Melo/Seminf

Estrutura sem riscos

A Seminf ressalta que o complexo viário Professora Isabel Victoria não apresenta nenhum tipo de risco aos veículos que nele trafegam, já que o desgaste ocorre apenas em uma parte do pavimento.

A laje e a pré-laje, conforme as equipes de engenharia, estão intactas.

Todo o processo de obras permanece sendo fiscalizado pela Seminf e Comissão Interinstitucional de Apuração de Obras em Conclusão (Caoc).