O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), usou a tribuna nesta quinta-feira, 19, para fazer um apelo ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Ele pede a recuperação da BR-174, que liga Manaus a Boa vista, e também que haja fiscalização em portos no interior do Estado.

Marcelo Ramos cobrou mais ação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (Dnit-AM) sobre obras de recuperação e manutenção da BR-174.

Segundo o parlamentar, a rodovia federal apresenta vários trechos de barro, tornando-a intrafegável. 

“Não sei se não estão contratando, pagando ou fiscalizando as empresas de manutenção, uma vez que há um contrato do Dnit AM apenas para manutenção dessa rodovia”, denunciou.

Portos

Ramos também chama atenção para os portos do interior do Amazonas construídos e mantidos pelo ministério. Segundo ele, alguns se encontram em estado de abandono por falta de comando nas empresas terceirizadas responsáveis pela manutenção desses locais.

“Sempre tiveram contratos de manutenção e de pessoal administrados pelo Dnit-AM, mas ultimamente nós temos um troca-troca de trabalhadores. Algo muito estranho na relação com as empresas terceirizadas que tem gerado abandono de muitos portos, como o de Benjamin Constant, que ficou na terra no período da seca e por falta de cuidados”, afirmou.

O Dnit é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Cabe ao departamento implementar políticas de infraestrutura de transportes terrestres e aquaviários.