Um vídeo com alunos com simulacro de arma de fogo fez a Escola Estadual Dr. Djalma da Cunha Batista, em Tarauacá, no Acre, ficar sob investigação do Ministério Público do Acre (MPAC).

No sábado (28), alunos foram flagrados com armas de brinquedo e envolvidos em práticas ilegais em uma festa de “Halloween” na unidade de ensino.

As imagens da festa circularam pelas redes sociais, chamando a atenção da Promotoria de Justiça Civil de Tarauacá, que está apurando as práticas. 

A suspeita é a de apologia ao crime por parte dos estudantes, que além de portarem simulacros, consumiam cigarros e bebidas alcoólicas. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) decidiu afastar o diretor da escola, José Ivonaldo Benigno Gomes, na segunda-feira (30).

De acordo com o promotor de Justiça Júlio César, alguns dos estudantes nas imagens são maiores de idade, e dois deles já foram identificados. 

Um dos estudantes possui antecedentes por ato infracional relacionado ao tráfico de drogas, enquanto o outro enfrenta uma denúncia similar. 

Veja o vídeo que viralizou

Fantasia e simulacro

O promotor destacou a gravidade da situação, já que a festa era destinada a todos os alunos do Ensino Médio, independente da idade. 

Além disso, o MPAC solicitou à Secretaria Estadual de Educação a abertura de um procedimento administrativo disciplinar para investigar os fatos.

O diretor da escola tentou minimizar a situação, argumentando que, por ser uma festa à fantasia, a réplica da arma era parte do traje do jovem.

A investigação será encaminhada à delegacia de Polícia Civil local para o registro de um boletim de ocorrência.

O Conselho Tutelar deverá averiguar possíveis situações de risco envolvendo os adolescentes presentes na festa e notificar seus pais e responsáveis.

Confira a nota da SEE

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), no que diz respeito ao incidente ocorrido no último sábado, 28, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, situada no município de Tarauacá, informa que tomou por decisão imediata a medida de afastamento preventivo do gestor da unidade de ensino, nesta segunda-feira,30, em virtude de decisão do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC).

A Secretaria de Educação ressalta que está trabalhando em estreita colaboração com os órgãos fiscalizadores, responsáveis pela ação, para garantir que as medidas cabíveis sejam tomadas, visando preservar o ambiente educacional dos estudantes da unidade.

Reafirmamos que a segurança e o ensino-aprendizagem dos estudantes são prioridades para esta Secretaria, não sendo permitidos a venda, consumo ou fornecimento de bebidas alcoólicas dentro do espaço escolar para crianças e adolescentes, muito menos a apologia a qualquer dispositivo de manutenção da violência ou que coloque a segurança e bem-estar dos alunos em risco.

RELACIONADAS

+ Pais e alunos protestam por falta de ventilador e ar-condicionado em escola do Acre