Os amantes da aviação passam a contar com um espaço especial destinado a capturas de belas imagens no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O Spotter Point ‘Felipe Aquino’ foi inaugurado nesta sexta-feira, 17, e o ponto de observação vai ajudar também profissionais jornalistas.

O espaço é o primeiro do Brasil a ser idealizado, projetado e estruturado, exclusivamente, para os amantes da aviação.

A estrutura metálica tem 8m² e é coberta para proteção dos spotters do calor e da chuva.

No local, os spotters têm uma visão privilegiada das pistas de pousos e decolagens, além do pátio de aeronaves, para garantir os melhores cliques.

Crédito: Ana Kelly Franco – Inauguração da estrutura no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

O projeto é uma iniciativa do coordenador de tráfego do aeroporto, Márcio Souto, e foi construído com a ajuda da iniciativa privada. A ideia saiu do papel em abril deste ano

“A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) realizava um dia de Spotter Day dentro do Aeroporto. Eu verifiquei na internet e vi que alguns países já têm lugares específicos para os spotters. E, eu me perguntei, porque não criar um lugar aqui em Manaus”, disse Márcio.

Antes, os observadores improvisavam áreas do aerporto para conseguir produção de imagens de ângulos melhores. O apoio da iniciativa privada viabilizou o lugar próprio para observação de aeronaves.

“Consegui a autorização da superitendência do Aeroporto e corri atrás para elaborar o projeto com arquiteto e correr atrás dos patrocínios. O setor privado das empresas aéreas patrocinaram toda a estrutura e mão de obra. Não têm recusos públicos aqui”, comentou.

Para o superintendente do Aeroporto de Manaus, Odone Bizz, abrir as portas para os amantes da aviação reforça o respeito com a comunidade local.

“Os spotters são importantes parceiros que reconhecem a beleza da aviação e enxergam o aeroporto como um patrimônio que interessa a todos”, acrescenta.

___________________________________

RELACIONADAS

Aeroporto de Pauini irá receber obras de recuperação na pista de pouso 

+ Passageiros que desembarcarem no Aeroporto Eduardo Gomes serão testados 

Empresa francesa arremata aeroportos do Bloco Norte por R$ 420 mi; saiba mais 

___________________________________

‘Aeronaves do sonho’

Para os spotters Guilherme Alencar da Silva, de 14 anos, que pratica esse hobby há mais de um ano, e Rafael Nobre Dinelly, de 22 anos, que há 6 anos realiza os registros das aeronaves, o espaço é muito bom principalmente para se proteger do sol e da chuva.

As aeronaves dos sonhos para registro dos spotters é o Boeing 777 e Qatar airways.

“Tenho em especial o 777. É uma aeronave que sou completamente apaixonado. A vinda do Qatar Airways também me surpreendeu muito”, disse Guilherme Alencar.

“O 777 pelo fato do tamanho dos motores dele, ele é o maior motor aeronáutico do mundo. O pouso do Qatar foi um pouco imprevisível, uma aeronave oriunda da Ásia, todo mundo achou que não íamos conseguir tirar foto por que era de noite, mas conseguimos”, comentou Rafael Nobre.

Homenagens

O espaço leva o nome de “Spotter Point Filipe Aquino”, uma homenagem ao jovem apaixonado pela aviação que sonhava em ser jornalista e alimentava seu blog e redes sociais com registros fotográficos feitos diariamente no Aeroporto de Manaus. Filipe faleceu em 2020, aos 20 anos.

“É muito feliz ter essa homenagem aqui, o Felipe significou muito, gente do Brasil inteiro conhecia ele”, comentou o spotter Rafael Nobre.

Crédito: Ana Kelly Franco – Local rende homenagem ao spotter Filipe Aquino

Spotters

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.

____________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia