Equipes resgataram, na manhã desta quinta-feira (9), um cavalo de cor caramelo que ficou preso no telhado de uma casa em Canoas, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Várias entidades mobilizaram-se para resgatar o cavalo, contando com o apoio de veterinários que trabalham no salvamento de animais em áreas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul.

O cavalo ocupava o único espaço seco no telhado e corria o risco de cair com qualquer movimento brusco. Conforme moradores, ele estava ilhado há cinco dias.

A cena do cavalo sem saída gerou grande comoção nas redes sociais. A primeira-dama Janja da Silva destacou o esforço dos voluntários no resgate do animal.

Resgates


A Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros já resgataram mais de 8.933 animais em meio às enchentes no estado.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, em colaboração com o Grupo de Resposta a Animais Silvestres (Grad), encontrou outros 500 nas áreas afetadas pelas chuvas da Região Metropolitana.

Conforme o último boletim da Defesa Civil do estado, cerca de 230,4 mil pessoas estão desabrigadas, sendo 67,4 mil em abrigos e 163,7 mil desalojadas.

Até o momento, foram confirmadas 100 mortes por conta das fortes chuvas, com outros dois óbitos sob investigação. Há 130 desaparecidos e 374 feridos.