Um vídeo que viralizou nas redes sociais esta semana, mostra o momento que se tornou euforia e satisfação para o contador Tailan Vieira Barros, de 31 anos, no instante em que ele flagrou a travessia de uma sucuri com cerca de 5 metros em uma rodovia no Sul de Roraima, na BR-174.

Tailan estava indo até Rorainópolis visitar um cliente no último dia 14 de fevereiro quando registrou o flagrante entre as vilas Vista Alegre e Bacabal.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Ele contou que assim que percebeu que se tratava de uma sucuri, a principal preocupação dele naquele momento foi manter a integridade da cobra. Por isso, posicionou a moto para evitar que ela fosse atropelada.

“De início, achei que fosse um pedaço de pneu, mas quando passei por ela e vi o brilho, pensei ‘não é possível’. Fiz o retorno e constatei que não era só uma cobra, mas que também estava viva e que aquilo não era nem a metade do corpo dela”, relatou Tailan.

No vídeo registrado por Tailan, um outro motorista freia ao ver a cobra atravessando a pista. O homem também sai do carro para assistir e registrar o momento. Nas imagens, é possível ver que a sucuri tem quase o tamanho da pista.

Ainda de acordo com o contador, ele não ficou assustado com o tamanho da cobra, mas eufórico e honrado em presenciar o momento. O contador seguiu viagem somente quando a serpente atravessou a pista e entrou no mato.

“Não fiquei assustado. Na verdade, fiquei eufórico, feliz e preocupado com a integridade daquele animal. Senti uma satisfação pessoal, alegria e honrado, porque eu sei o quanto é raro esse momento. Uma sensação de dever cumprido. Não tive medo dela, mas sim um respeito e uma certa intimidação. É como se fosse uma rainha”, disse.

_________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: registro raro de sucuris-verdes acasalando em Bonito (MS) é compartilhado por fotógrafo

VÍDEO: sucuri verde de 4 metros é solta em Arinos, Minas Gerais

VÍDEO: sucuri é flagrada engolindo gato em Porto Velho

VÍDEO: idoso é atacado por sucuri gigante no rio Tocantins, no Pará

_________________________

A viagem proporcionou a maior experiência dele no estado e uma das melhores da vida. “Não foi só eu, outras pessoas também ficaram maravilhadas. Foi a minha maior surpresa em Roraima e uma das melhores da vida, na verdade. É indescritível ver o tamanho e como ela é imponente. Até o cheiro é muito característico. Difícil esquecer”.

Para a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) de Roraima a atitude tomada pelo motorista foi a correta. Segundo o Sargento Aurino Oliveira, quem presenciar um animal na estrada deve tomar todos os cuidados necessários e deixar que a espécie conclua o percurso. Caso o animal esteja ferido, é necessário acionar a instituição.

“A nossa orientação é deixar o animal atravessar de forma natural, justamente para não correr o risco de surpreender ele, que vai se defender. Se for necessário, é ideal ligar para o 190 ou 193 que nós fazemos o resgate e levamos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, que é coordenado pelo IBAMA”, explicou.

Veja o momento do flagrante:

__________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS