Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a destruição das casas após o deslizamento de barranco em Beruri, a 173 quilômetros de Manaus.

No vídeo, gravado no começo da manhã deste domingo (1º), o comunitário relata que apenas uma casa sobrou na comunidade de Arumã.

Casas, comércios e igrejas foram totalmente destruídas pelo incidente, registrado na noite de sábado (30).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme as autoridades, há o registro de uma morte, dez feridos e outras quatro pessoas seguem desaparecidas.

Assista ao vídeo após deslizamento:

Força Tarefa

O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para atender moradores da comunidade do Arumã.

Uma equipe de policiais militares e técnicos da Defesa Civil se deslocaram ainda ontem para a comunidade e, na manhã deste domingo (1º), cerca de 30 profissionais de diversos órgãos do Estado seguiram para a localidade, saindo de Manacapuru e Manaus, respectivamente.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas(CBMAM), que enviou mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas.

Apoio humanitário

A Secretária de Meio Ambiente também está dando apoio humanitário à comunidade Arumã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus.

O órgão vai entregar 150 cestas básicas, 150 kits de higiene pessoal, 100 garrafões de água de 20 litros e 180 frangos aos moradores, adquiridos com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.

RELACIONADAS

+ Deslizamento de barranco ‘engole’ casas e mata moradores em Beruri-AM

+ Ciclone causa deslizamento de terra e alagamento em Santa Catarina

+ VÍDEO: deslizamento de rocha esmaga carros em rodovia da Índia