Comunidades ribeirinhas próximas ao município de Borba, a 326 km de Manaus, são afetadas severamente pela estiagem que assola os rios do Amazonas.

Ao Portal Norte, moradores do Distrito do Axinim, na Zona Rural, enviaram imagens, nesta quinta-feira (28), que mostram como está a situação dos rios naquela localidade.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Em determinadas áreas, a estiagem transformou rios em pequenos córregos, limitando totalmente a chegada em áreas onde o acesso é feito unicamente por embarcações, como canoas e lanchas de pequenos porte. (Veja vídeo abaixo)

A coordenadora de Defesa Civil do município, Angelaine Pereira de Oliveira, destaca que mais de 30 comunidades se encontram isoladas.

“O município de Borba possui 153 comunidade na Zona Rural, 32 delas já estão sem acesso via fluvial, a maioria por estarem dentro de lagos. Outros rios que dão acesso às comunidades, como Canumã, Maderinha Altaz Açu, Abacaxis, Mapia, Igapó-Açu, também estão sendo prejudicados”, disse.

O prefeito da cidade, Simão Peixoto Lima, já teria informado que deve decretar estado de emergência a qualquer momento no município.

Neste momento, o gestor municipal está na Zona Rural com uma equipe que forma o comitê de crise e Defesa Civil.

Foto: Divulgação/ Defesa Civil de Borba

RELACIONADAS

+ Com estiagem, serviço de dragagem é garantido para tráfego de rios no AM

+ Simão Peixoto voltará a comandar prefeitura de Borba, diz Justiça Federal