A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, tomou posse, na noite desta sexta-feira, 25, na Academia Brasileira de Letras (ABL).
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O evento ocorreu no Petit Trianon, no Centro do Rio, e celebra a entrega da Cadeira 17 da Academia à atriz, sucedendo o acadêmico e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março de 2020.
“Agradeço muito, com meu coração e minha razão, estar sendo aceita por esse elenco que é protagonista referencial da nossa mais alta cultura, que é a ABL. Emocionada, tomo posso nesse momento da cadeira número 17, pedindo às senhoras e aos senhores acadêmicos, pela maneira como expressarei, esta minha pulsação de vida que trago comigo neste ato “, declarou a atriz após ser aplaudida de pé pelos presentes na solenidade.
Fernanda é a primeira mulher a ocupar a Cadeira 17 que, além do diplomata, já teve entre seus ocupantes Roquette-Pinto, Álvaro Lins e Antonio Houaiss.
A atriz foi eleita com 32 dos 40 votos para integrar o grupo de “imortais”, no dia 4 de novembro de 2021.
“Como prólogo desta minha fala, devo esclarecer que sou uma incansável autodidata, cuja origem intelectual, emocional sempre me chegou e ainda me conduz através da vivência inarredável de um ofício: atriz. Sou atriz. Veio dessa mítica, mística arte arcaica, eterna, que é o teatro. Sou a primeira representante da cena brasileira, do palco brasileiro a ser recebida nessa casa”, disse a atriz em seu discurso.
Fernanda Montenegro é autora do livro “Prólogo, Ato e Epílogo”, sua autobiografia.
Veja o vídeo:
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS