Nesta sexta-feira (12) foi divulgado um vídeo que mostra uma abordagem de três guardas da Rondas Municipais (ROMU), de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a dois suspeitos dentro de uma residência.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Nas imagens é possível ver que os agentes agridem com socos e chutes os suspeitos, sendo um deles um adolescente.

O caso aconteceu na noite de 1° de agosto, porém somente agora as imagens foram divulgadas. Um menor de idade foi apreendido e pelo menos dois dos envolvidos seguem presos. Drogas foram apreendidas.

Além da dupla que aparece no vídeo, outros dois suspeitos estariam envolvidos na situação de abordagem.

O advogado Diego Sakakibara, que defende um dos envolvidos na abordagem, mas que não aparece nas imagens, disse que seu cliente tinha a posse ilegal de uma arma de fogo, mas que não é traficante de drogas como teria sido registrado no boletim de ocorrência do caso.

Ainda de acordo com Sakakibara, os dois homens que aparecem nas imagens não reagiram à abordagem, não tinham armas e estavam apenas usando drogas. Ele classificou as agressões dos agentes da ROMU como “excessos”.

Investigação interna

Por conta das imagens que viralizaram, o caso será investigado internamente pelas autoridades.

“A Guarda Municipal é uma instituição extremamente séria e profissional. Não compactua com esse tipo de situação. Foram instaurados procedimentos administrativos para apurar os fatos e também os agentes foram afastados do serviço de rua”, afirma o secretário da segurança pública de São José dos Pinhais, guarda municipal Jeferson de Souza.

Segundo ele, a versão dos agentes será conhecida somente durante o processo administrativo.

O local que aparece nas imagens seria conhecido pelo tráfico de drogas, com ocorrências anteriores registradas pela GM, conta o secretário. “Lá tem várias denúncias de tráfico de drogas e, no patrulhamento lá, é costumeiro parar nesse local.”

Na abordagem do vídeo, a equipe localizou entorpecentes e arma de fogo, diz Souza. “Eles não são usuários, são traficantes.”

Veja o vídeo:

____________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS