Após o rompimento de uma adutora de 600 milímetros, um grande volume de água com lama invadiu diversas casas na rua 14 de Julho, no bairro Santa Luzia, zona Sul, em Manaus, no domingo (26). Ao menos três ruas foram afetadas.

Segundo moradores, a adutora abastece o bairro. No entanto, a força da água causou alagamentos e deixou prejuízos significativos.

A concessionária Águas de Manaus informou que equipes estão realizando reparos emergenciais na rua Acher Pinto.

Falta de água

Devido ao reparo, o sistema de abastecimento foi paralisado. Por consequência, provocou oscilações no fornecimento de água. A empresa prevê que o serviço será normalizado até o final desta segunda-feira (27).

As áreas afetadas incluem Betânia, Colônia Oliveira Machado, Crespo, Educandos, Lagoa Verde, Morro da Liberdade, São Lazáro, Santa Luzia e Vila de Humaitá.

Notificação por rompimento da adutora

Foto: Reprodução/Ageman

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) notificou a concessionária em razão dos prejuízos causados pelo rompimento da adutora.

O órgão também exigiu um relatório em 48 horas com as causas do rompimento, as medidas corretivas adotadas, o período de desabastecimento e ações mitigadoras para reduzir os prejuízos à população.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, garantiu que a agência reguladora vai monitorar todas as ações da concessionária.

Entre elas, as indenizações aos usuários prejudicados e a investigação das causas do rompimento.

A concessionária informou que, desde a noite de domingo (26), tem oferecido suporte aos moradores afetados, como limpeza das residências e hospedagem.