Durante sua visita ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15), presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter ficado surpreso com a quantidade de negros no Rio Grande do Sul.

“Eu falei para a Janja: ‘eu não tinha noção que, no Rio Grande do Sul, tinha tanta gente negra”, disse Lula.

Veja o vídeo:

Reprodução/Canal Gov

No Rio Grande do Sul, segundo o IBGE, está concentrada a maior população branca do Brasil.

Dados de 2022 mostram que os maiores percentuais de população branca estavam no Rio Grande do Sul (78,4%), Santa Catarina (76,3%) e Paraná (64,6%). Por outro lado, os menores percentuais foram do Amazonas (18,4%), Pará (19,3%) e Bahia (19,6%).

Lula no Rio Grande do Sul

O presidente Lula viajou para o Rio Grande do Sul pela terceira vez para companhar as ações do governo e anunciar novas medidas de ajudar aos gaúchos. Até a quarta (15/5), 149 pessoas morreram e 79.494 pessoas desabrigadas.

Durante sua visita ao RS, Lula e seu governo anunciaram compra de novos imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida e o pagamento do Auxílio Reconstrução de R$5,1 mil para as famílias afetadas.

O governo anunciou que moradores dos locais atingidos, em que houve declaração de estado de calamidade ou emergência, poderão fazer um saque de até R$ 6.220 do FGTS.