Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) divulgados nesta quinta-feira, 23, apontam que, de janeiro até julho deste ano, 735 casos de invasão de telefone e clonagem de aplicativos de mensagens foram registrados em Manaus. 

Os crimes podem acontecer durante a navegação de páginas de compra e revenda de produtos e em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. 

Veja o passo a passo dos golpes e como você pode se proteger deles: 

O delegado adjunto da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), Rafael Montenegro, explica que as pessoas mal-intencionadas, geralmente, entram em contato e pedem um código que foi enviado para a vítima alegando que a pessoa foi sorteada ou que são de alguma agência bancária que está oferecendo benefícios. “Depois pedem aquele código e assim instalam o WhatsApp da vítima, conseguindo acesso a sua agenda e seus contatos”.

Segundo golpe

Após a instalação do aplicativo de mensagens, os criminosos entram em contato com amigos e parentes da vítima, contando histórias que envolvem a necessidade urgente de um depósito bancário, com a promessa de devolver em breve.

Terceiro golpe

Outra possibilidade, segundo o delegado, é a utilização de aplicativos espiões, que podem espelhar todas as conversas da vítima. No caso do WhatsApp, é possível espelhar todas as conversas para conseguir ler o conteúdo em outro dispositivo.

_________________________________

RELACIONADAS

PC-AM orienta a população como se prevenir de golpes na Internet

+ Prefeitura de Manaus aciona polícia após suposta venda de cartões de vacinação na internet

‘Crimes cometidos por perfis fakes na internet duplica em Manaus’, alerta DERCC

_________________________________

Prevenção 

Para se prevenir, a vítima pode confirmar se a informação repassada é verdadeira e, em hipótese alguma, dar senhas, número de CPF ou dados pessoais pelo telefone, a não ser que tenha certeza absoluta que esteja conversando com uma pessoa conhecida.

Uma conduta segura na internet pode evitar prejuízos financeiros enormes, para a vítima, parentes e amigos. 

Penalidade 

A pena para quem invadir um dispositivo a fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do dono, ou ainda instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita, é de um a quatro anos de reclusão e multa.

_________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Polícia prende suspeitos da morte do cantor de forró ‘Romarinho Mac’, em Manaus

 

Oitava parcela do ‘Auxílio Manauara’ começa a ser paga nesta quinta

 

Morte de ator da novela ‘Carinha de Anjo´ envolve drogas e asfixia em saco plástico, diz IML

 

Ministério da Saúde recua e volta a liberar vacinação de adolescentes

 

Sine Manaus e AM divulgam para esta quinta-feira 147 vagas de emprego