O otorrinolaringologista André Neri, do Hospital Santa Marta, em Brasília, compartilhou um vídeo na última terça-feira (14), em que mostra uma limpeza sendo realizada no ouvido de uma criança. Durante o procedimento, foram removidos três caroços de melancia, um talo de uva e uma barata.

De acordo com o Extra, os insetos mais comuns de se encontrar no ouvido são baratas pequenas, mosquitos, em sua maioria pernilongos, formigas com menos frequência, porque entram e saem espontaneamente, e outros insetos pequenos. “Quem disse que do ouvido só sai cera?’, indagou o médico aos seus seguidores.

Especialistas alertam para uma situação ainda mais grave que pode acontecer se o inseto deixar larvas dentro da cavidade onde se instalou, processo conhecido como miríade. Em situações de emergência, como a do menino, é necessário levar a criança para uma consulta com o otorrinolaringologista.

Confira:

Outro problema é o excesso de cera no ouvido que pode provocar a sensação de ouvido tapado e atrapalhar a audição. Por isso, para quem produz muita cera, é interessante fazer limpezas regulares na região. Mas, por incrível que pareça, o cotonete não é o utensílio mais indicado para fazer a higienização do ouvido.