A disparada de infecções da Covid-19 em países como a china, conhecida por aplicar protocolos rígidos de prevenção, com o lockdown, que suspende a operação até de portos, afeta a importação do amazonas e causa atraso de meses para entrega de mercadorias.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Em Xangai, o maior porto do mundo, o congestionamento de contêiners afeta cadeias de suprimentos e fluxo de entregas global. Crise é provocada por um novo confinamento para frear infecções por covid.

No Amazonas, os segmentos de plásticos, eletroeletrônicos e duas rodas são os mais prejudicados. A previsão é que cerca de 89 navios com toda a mercadoria devam levar até três meses para chegarem a capital.

A principal instalação portuária daqui tem estrutura para atender a demanda acumulada que vem aí.

Com mais de dois milhões de metros quadrados e 5 pátios alfandegados, o Porto Chibatão, na Colônia Oliveira Machado, tem capacidade para receber 8 navios e desembarcar 4 simultaneamente com um sistema de guindastes de grande porte. De 20 dias, hoje a carga leva no máximo 4 dias para ser liberada.

Com área para atracar navios e terminais para armazenar cargas, o complexo hoje liga Manaus do sul ao sudeste do país e ao mundo com tecnologia de ponta.

Por ano, em média 3 milhões de toneladas de mercadorias passam pelo Porto, que é um dos principais privados do país.

Veja a reportagem:

________________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS