Na madrugada desta quinta-feira (15), o foguete Falcon 9 da SpaceX partiu do Centro Espacial Kennedy da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), levando consigo o módulo de pouso lunar da Intuitive Machines em direção à Lua, que está a uma distância de 370 mil km.

A previsão é de que a tentativa de aterrissagem ocorra em 22 de fevereiro deste ano, após um dia em órbita lunar, marcando assim o primeiro pouso privado na Lua.

A principal financiadora com experimentos a bordo foi a Nasa, que tem grandes expectativas para o sucesso da missão na próxima semana.

O sucesso da missão impulsionará a economia lunar antes das futuras missões tripuladas.

A Intuitive Machines, com sede em Houston, planeja pousar seu módulo de aterrissagem, de seis pernas e 4,3 metros de altura, a apenas 300 quilômetros do polo sul da Lua, em uma região tão desafiadora quanto a Antártica na Terra.

Essa área, rica em água congelada, é onde a Nasa planeja futuras aterrissagens tripuladas, e os seis experimentos de navegação e tecnologia no módulo de pouso podem ajudar a pavimentar o caminho.

Através do Twitter, a SpaceX compartilhou vídeos do lançamento, enfatizando que essa missão lunar é apenas o começo de muitas que sua frota Falcon lançará para a NASA, contribuindo para a exploração da Lua, Marte e além.