Um policial militar aplicou um “mata-leão” em um pipoqueiro durante uma abordagem em São Paulo. O momento, visto por testemunhas e compartilhado nas redes sociais, gerou revolta entre os internautas.

O vídeo mostra o pipoqueiro rendido por dois policiais. Em seguida, um deles aplica o golpe para imobilizar o trabalhador.

Após a aplicação do “mata-leão”, o pipoqueiro cai no chão e parece ter espasmos antes de desmaiar. Testemunhas indignadas com a ação dos agentes alertaram que a vítima estava “agonizando”.

No entanto, os avisos foram ignorados e um dos policiais atacou o grupo com spray de pimenta para dispersá-los.

O uso do golpe “mata-leão” também conhecido como “chave cervical” em abordagens policiais é proibido em São Paulo desde 2020.

Até o momento, a Polícia Militar não divulgou os detalhes que motivaram a ocorrência e não informou se os policiais envolvidos serão afastados.

Caso de mata-leão

Um homem, de 31 anos, foi preso em flagrante, na segunda-feira (8), por agredir e ameaçar seu próprio pai, um idoso de 61 anos, em Manaus. A prisão foi realizada no bairro Petrópolis, zona Sul.

Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), a vítima compareceu à delegacia e relatou que o autor dos crimes chegou em casa sob efeito de álcool e iniciou diversas agressões contra ele.

“O idoso contou que o homem jogou um saco de carvão que tinha em mãos sobre os peitos do pai e, ainda, desferiu alguns socos no rosto da vítima e deu um golpe mata leão nele. Após o fato, o idoso se dirigiu a uma unidade hospitalar para atendimentos médicos, tendo em vista as graves lesões sofridas nas costas e cabeça”, explicou.