A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta terça-feira (16), a prisão de quatro pessoas, além de realizar dezoito operações de busca e apreensão em Manaus, Tabatinga e Sorocaba, em São Paulo, pela captação de “mulas” para o tráfico de drogas.
Durante a operação de busca e apreensão, foram confiscados 44 veículos de luxo, entre carros e motos. A quadrilha movimentou mais de R$ 10 milhões. O esquema movimentava drogas em todo o país, captando pessoas de baixa renda para realizarem o trabalho de “mula”.
A TV Norte Amazonas acompanhou, com exclusividade, o momento em que os suspeitos de participarem do esquema foram presos. Confira no vídeo:
Investigação
O processo de investigação apontou a existência de um grupo criminoso que aliciava e financiava indivíduos que transportavam drogas para outros estados do Brasil, em especial, para São Paulo. Também foi identificado o sujeito que recepcionava a droga e a “mula” do tráfico.
Além disso, a polícia descobriu os responsáveis por lavar o dinheiro do grupo criminoso, que usavam pessoas interpostas (laranjas), empresas de fachada, dentre outras técnicas para lavagem de capitais, como, por exemplo, a compra e venda de veículos.
As medidas cautelares deferidas judicialmente visam obter elementos que comprovem a prática dos crimes investigados, além de aprofundar as diligências sobre a procedência, destinação da droga e identificação de outras pessoas envolvidas.
As penas dos crimes de tráfico de drogas, associação paro tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
* Com informações da Assessoria