Um fenômeno naturam chamou a atenção dos moradores de turistas da vila balneária de Alter do Chão, município localizado no Oeste do Pará: uma tromba d’água.

De acordo com relatos dos banhistas, o fenômeno ocorreu por volta das 16h. Na ocasião, várias pessoas registraram o momento em fotos e vídeos.

O fenômeno segue o mesmo princípio de formação de um tornado. No entanto, ocorre sobre a água, sendo denominado tromba d’água. Apesar de ter um potencial destrutivo menor, pode gerar ventos fortes.

As trombas d’água são resultantes da passagem de massas de ar frio sobre águas mais quentes. Elas promovem rápida evaporação e condensação, formando um funil característico.

O fenômeno pode causar possíveis transtornos causados pelo vento, especialmente para embarcações próximas e estruturas costeiras.

É recomendado que os banhistas deixem a água em caso de mau tempo, especialmente por conta do risco de raios, comuns na região amazônica.

Outro caso de tromba d’água na Amazônia

Tripulantes de uma embarcação registraram o momento em que uma tromba d’água surgiu no meio do rio, próximo à comunidade Nossa Senhora de Nazaré, situada no município de Parintins, a 369.21 km de Manaus.

Os trabalhadores testemunharam o fenômeno enquanto o barco estava ancorado em um porto alternativo da cidade.

A formação do fenômeno ocorreu cerca de 15 minutos após o início da chuva na região. As imagens foram capturadas em outubro de 2021.