O biólogo Marcos Fernandes realizou o resgate, nesta semana, de uma Arapapá, também conhecida como socó-de-bico-largo. A ave silvestre foi localizada em uma igreja católica, em Porto Velho, caída no pátio após uma possível colisão contra o vitral da comunidade. 

Segundo o biólogo, o animal é pouco avistado por ter hábitos noturnos. E, que, pelos costumes, é difícil encontrar na região e sempre desperta interesse. 

É um animal de olhos grandes, tem toda uma informação. Muitas pessoas, todas na verdade que viram meu vídeo, estão todos curiosos para saber que bicho ‘diferentão’ é esse. Apesar de ser uma ave adolescente, um jovem, ainda não chegou a coloração dele ainda certa. Mas, é um bicho que gera muita curiosidade

Biólogo Marcos Fernandes

Após o ocorrido, o animal passou por uma avaliação clínica, antes de ser solto novamente na natureza. Ele ficou em observação por cerca de 24 horas.

Quando eu fui regatar ele, estava com sintomas de traumatismo craniano. Uma das pupilas dilatadas e a outra bem encolhida. Pálpebra caída. Típico de animal que se choca com a parede. Mas, se recuperou bem e foi solto

Projeto Biólogo em Ação 

O regaste do animal faz parte de um projeto social realizado pelo biólogo há cerca de seis anos, totalmente voluntário. Em suas redes sociais, ele posta as várias ações já realizadas por ele, em parceria com outros voluntários.

Foi criado em 2018, tendo em vista que eu via a necessidade. A população ligava para os órgãos ambientais, que, na teoria, seriam os responsáveis pelos resgates de fauna silvestre que ocorrem em áreas urbanas. Quem era responsável por fazer não chegava a tempo, não ia ou estava em outras ocorrências. Enfim, então criei esse projeto para proporcionar oportunidades para o animal voltar para a natureza

Desde a implantação, já foram realizados cerca de 1200 resgates. Vale lembrar que, pela riqueza de fauna e flora que possuímos e as proximidades com as cidades, é muito comum termos um número maior de registros do que outras partes do país. 

Os animais capturados passam por uma avaliação e muitos são levados para veterinários para medicação, depois de recuperados retornam para seu habitat natural.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.